11. (Prova Copeve – Ufal 2016 – Técnico Administrativo em Educação) 

Curiosidade: Você tem ideia de quanto combustível um avião gasta em um voo?

O volume de combustível pode variar, pois depende de uma série de fatores. Tomando como base um Boeing 737-800, o tanque da aeronave comporta até 21 toneladas de querosene de aviação (QAV), ou o equivalente ao peso de 26 carros populares; O consumo do QAV tem como principal variável o peso da aeronave. Além disso, altitude, velocidade e temperatura também influenciam na conta; Quanto mais longo o percurso, mais eficiente a aeronave será, pois o consumo do QAV em altitude é muito menor, devido a atmosfera mais rarefeita, que causa menos resistência ao avanço e, ao mesmo tempo em que ocorre o consumo, reduz-se o peso da aeronave. Sendo assim, os trechos da ponte aérea acabam sendo menos eficientes e mais caros no que diz respeito ao consumo de QAV;

A) área.              B) tempo.             C) massa.              D) capacidade.           E) comprimento.

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12. (Prova Copeve – Ufal 2016 – Técnico Administrativo em Educação) O gráfico apresenta o resultado do processo ensino-aprendizagem das cinco turmas da disciplina de Teoria da Relatividade do Instituto de Física Avançada de uma universidade.

Qual o índice de reprovação (relação entre o número de alunos reprovados e o número total de alunos) da disciplina?

A) 15,2%            B) 25,6%              C) 37,3%             D) 59,4%           E) 62,7%

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13. (Prova Copeve – Ufal 2016 – Técnico Administrativo em Educação) 

O texto apresenta parte de uma questão da prova de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), mostrando que, quando são valores numéricos, as alternativas serão apresentadas de forma ordenada.


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14. (Prova Copeve – Ufal 2016 – Técnico Administrativo em Educação) Divisibilidade por 9 Um número é divisível por 9 quando a soma dos valores absolutos dos seus algarismos for divisível por 9.Exemplo: 2871 é divisível por 9, pois a soma de seus algarismos é igual a 2 + 8 + 7 + 1 = 18, e como 18 é divisível por 9, então 2871 é divisível por 9.

Se A e B são algarismos do sistema decimal de numeração e o número AB9 tem três algarismos e é múltiplo de 9, então os valores de A + B são, apenas,

A) 0 ou 9.           B) 9 ou 18.             C) 9 ou 27.               D) 0, 9 ou 18.              E) 0, 9, 18 ou 27.

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15. (Prova Copeve – Ufal 2016 – Técnico Administrativo em Educação) Pelo plano estabelecido, na manhã da próxima segunda-feira, uma funcionária da equipe de recepção de documentos dos ingressos na universidade atenderá 15 estudantes, e as demais, 16. Preocupada com a sobrecarga e pensando em evitar privilégios, a coordenadora da equipe convocou mais duas funcionárias, e, com esse reforço, cada atendente dará atenção a, exatamente, 13 futuros alunos. Qual é o número de atendimentos previsto?

A) 9         B) 11           C) 130            D) 143           E) 208

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16. (Prova Copeve – Ufal 2016 – Técnico Administrativo em Educação) O projeto do novo prédio de uma unidade acadêmica de uma universidade prevê a construção de vinte gabinetes para docentes, de dois tamanhos distintos: os menores para comportar três professores, e os maiores, cinco. Se setenta e quatro professores estão lotados nessa unidade acadêmica e cada um deles deve ser alocado a um dos gabinetes, então o número de gabinetes maiores será igual a

A) sete.          B) dez.        C) treze.            D) quinze.        E) vinte

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17. (Prova Copeve – Ufal 2016 – Técnico Administrativo em Educação) Dadas as afirmativas a respeito de divisibilidade nos números inteiros, I. Os números 50 e 98 têm dois fatores primos comuns. II. O menor número que é divisível por 30 e por 42 é 210. III. O maior número que é divisor de 210 e de 315 é 105. verifica-se que está(ão) correta(s)

A) I, apenas.           B) III, apenas.            C) I e II, apenas.             D) II e III, apenas.           E) I, II e III.

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18. (Prova Copeve – Ufal 2016 – Técnico Administrativo em Educação) A figura apresenta a planta do conjunto de piscinas de um condomínio residencial. A menor, infantil, é losangular, de diagonais iguais a 6 m, e a outra, adulto, quadrangular, de lado igual a 8 m.

Nessas condições, qual é a razão aproximada entre as áreas das piscinas infantil e adulto?

A) 2,8            B) 35,5            C) 28%            D) 56%           E) 355%

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19. (Prova Copeve – Ufal 2016 – Técnico Administrativo em Educação) Na reunião ordinária do Conselho Superior de uma universidade, quatro conselheiros manifestaram-se durante a discussão de um assunto da pauta. A tabela apresenta os tempos de cada uma das intervenções.

Qual foi o tempo médio dessas manifestações?

A) 4 min 0 s          B) 4 min 9 s           C) 4 min 15 s            D) 4 min 18 s           E) 4 min 39 s

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20. (Prova Copeve – Ufal 2016 – Técnico Administrativo em Educação)  Sucessor O sucessor de um número natural é o número natural que vier após ele. Obtêm-se o sucessor de um número natural acrescentando uma unidade a esse número. […] Antecessor O antecessor de um número natural é o número natural anterior a ele. Obtêm-se o antecessor de um número natural subtraindo uma unidade desse número. Dadas as afirmativas sobre os números naturais,

I. Existe um número natural que não tem sucessor.
II. Existe um número natural que não tem antecessor.
III. O sucessor de um número natural que possui três ordens possui quatro ordens. verifica-se que está(ão) correta(s)

A) I, apenas.             B) II, apenas.                    C) I e III, apenas.                 D) II e III, apenas.                E) I, II e III.

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GABARITO:

11 – C          12 – C     13 – E       14 – B      15 – D         16 – A          17 – D          18 – C         19 – B     20 – B

 

 

 

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