Uncisal 2015 (Anulada) – Fund

1. (COPEVE 2015 – UNCISAL – ARTÍFICIE E MOTORISTA – NÍVEL FUNDAMENTAL)

Os quatro motoristas do Setor de Transporte de uma universidade decidiram ratear igualmente um presente de casamento para o chefe no valor de R$ 150,00. Nessas condições, qual o valor da cota de cada motorista?

A) R$ 30,00      B) R$ 37,50           C) R$ 112,50               D) R$ 150,00        E) R$ 600,00

Resolução – Questão 1 – Prova Uncisal 2015 – Artíficie e Motorista – Fundamental – Vídeo


2. (COPEVE 2015 – UNCISAL – ARTÍFICIE E MOTORISTA – NÍVEL FUNDAMENTAL)
O número 30 040 020 é constituído exatamente de

A) três dezenas de milhões, quatro dezenas de milhares e duas dezenas.
B) três dezenas de milhões, quatro centenas de milhares e duas unidades.
C) três dezenas de milhões, quatro dezenas de milhares e duas centenas.
D) três centenas de milhões, quatro dezenas de milhares e duas dezenas.
E) três centenas de milhões, quatro centenas de milhares e duas unidades.

Resolução – Questão 2 – Prova Uncisal 2015 – Artíficie e Motorista – Fundamental – Vídeo


3. (COPEVE 2015 – UNCISAL – ARTÍFICIE E MOTORISTA – NÍVEL FUNDAMENTAL)

Ao assumir seu plantão noturno, um motorista de um hospital foi informado de que o tanque de combustível da ambulância havia sido completado ao meio-dia e que o consumo ao longo da tarde foi de 2/5 do conteúdo do tanque, cuja capacidade é de 50 L. Nessas condições, com que quantidade de combustível a ambulância foi entregue ao plantonista?
A) 20 L            B) 25 L          C) 30 L         D) 36 L         E) 50 L

Resolução – Questão 3 – Prova Uncisal 2015 – Artíficie e Motorista – Fundamental – Vídeo


4. (COPEVE 2015 – UNCISAL – ARTÍFICIE E MOTORISTA – NÍVEL FUNDAMENTAL)
Um motorista autônomo era remunerado através de uma diária de R$ 51,00 mais R$ 0,30 por quilômetro dirigido. Quantos quilômetros dirigiu esse motorista em um dia em que sua remuneração foi de R$ 93,00?
A) 126              B) 140              C) 170             D) 310              E) 480

Resolução – Questão 4 – Prova Uncisal 2015 – Artíficie e Motorista – Fundamental – Vídeo


5. (COPEVE 2015 – UNCISAL – ARTÍFICIE E MOTORISTA – NÍVEL FUNDAMENTAL)
Dona Filomena comprou uma torta para dividir com suas três filhas. Se ela deu à filha mais velha e à mais nova, respectivamente, 3/8 e 1/4 da torta, que fração do bolo coube à terceira filha?
A) 8/12         B) 5/8          C) 4/12        D) 3/8          E) 1/3

Resolução – Questão 5 – Prova Uncisal 2015 – Artíficie e Motorista – Fundamental – Vídeo


6. (COPEVE 2015 – UNCISAL – ARTÍFICIE E MOTORISTA – NÍVEL FUNDAMENTAL)

A figura apresenta um esboço do projeto aprovado do auditório de uma universidade.

fig1

Se as retas AB e CD são paralelas e as distâncias de A a B e de C a D são diferentes, é correto afirmar que o auditório da universidade terá a forma de um

A) losango.    B) trapézio.    C) triângulo.   D) quadrado.       E) paralelogramo.

Resolução – Questão 6 – Prova Uncisal 2015 – Artíficie e Motorista – Fundamental – Vídeo


7. (COPEVE 2015 – UNCISAL – ARTÍFICIE E MOTORISTA – NÍVEL FUNDAMENTAL)
Os motoristas de uma universidade abasteciam os carros sob sua responsabilidade através de cartões de abastecimento, que eram carregados quinzenalmente com valores variáveis. Para controle pessoal, um motorista mantinha uma planilha na qual registrava as cargas do cartão e os valores gastos com a compra de combustível. A tabela apresenta a planilha do mês de outubro de 2014.

fig2
Qual o saldo do cartão desse motorista em 31/10/2014?
A) R$ 0,00        B) R$ 20,00        C) R$ 120,00         D) R$ 140,00       E) R$ 150,00

Resolução – Questão 7 – Prova Uncisal 2015 – Artíficie e Motorista – Fundamental – Vídeo


8. (COPEVE 2015 – UNCISAL – ARTÍFICIE E MOTORISTA – NÍVEL FUNDAMENTAL)

A título de experiência, a federação de futebol de uma cidade alterou a pontuação dos jogos do campeonato: a equipe vitoriosa ganharia três pontos, o time derrotado perderia dois pontos e não haveria pontuação para jogos que terminassem empatados. Quantas vitórias conseguiu um time que não empatou nenhuma partida e após a vigésima rodada tem um total de trinta e cinco pontos negativos?
A) 0              B) 1               C) 5               D) 15                E) 19

Resolução – Questão 8 – Prova Uncisal 2015 – Artíficie e Motorista – Fundamental – Vídeo


9. (COPEVE 2015 – UNCISAL – ARTÍFICIE E MOTORISTA – NÍVEL FUNDAMENTAL)

Se p e q são dois números cuja soma é igual a 1 (um), a expressão 1 – (p2 + q2) é igual a

A) 0 (zero).                B) 1.              C) pq.                 D) 2pq.                 E) 1 – p2 + q2

Resolução – Questão 9 – Prova Uncisal 2015 – Artíficie e Motorista – Fundamental – Vídeo


10. (COPEVE 2015 – UNCISAL – ARTÍFICIE E MOTORISTA – NÍVEL FUNDAMENTAL)
Uma esfera é uma figura geométrica espacial que é caracterizada pelo(a)

A) seu raio.         B) sua altura.        C) sua geratriz.       D) raio da sua base.
E) distância entre dois quaisquer de seus pontos.

Resolução – Questão 10 – Prova Uncisal 2015 – Artíficie e Motorista – Fundamental – Vídeo


11. (COPEVE 2015 – UNCISAL – ARTÍFICIE E MOTORISTA – NÍVEL FUNDAMENTAL)
O fragmento do texto apresenta o resultado do Grande Prêmio de Fórmula 1 realizado no Brasil em 2014.
[…]
Confira o resultado final do Grande Prêmio do Brasil
1.Nico Rosberg (ALE/Mercedes): 71 voltas, 1 h 30 min 02 s 555
[…]
Disponível em: < http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2014/11/09/rosberg-vence-no-brasil-eesquenta-briga-pelo-titulo-massa-vai-ao-podio.htm>. Acesso em: 09 out. 2014(adaptado).

Se desprezarmos as frações de segundo, o tempo médio por voltade Nico Rosberg foi
A) 92 s.            B) 76 s.              C) 71 s.              D) 60 s.               E) 51 s.

Resolução – Questão 11 – Prova Uncisal 2015 – Artíficie e Motorista – Fundamental – Vídeo


12. (COPEVE 2015 – UNCISAL – ARTÍFICIE E MOTORISTA – NÍVEL FUNDAMENTAL)
A tabela apresenta as alturas das sete jogadoras (incluindo a líbero) titulares de uma equipe de voleibol.
fig3
Qual a altura mediana, em cm, dessas sete jogadoras?
A) 186,6        B) 188,0        C) 190,0         D) 192,0          E) 196,0

Resolução – Questão 12 – Prova Uncisal 2015 – Artíficie e Motorista – Fundamental – Vídeo


13. (COPEVE 2015 – UNCISAL – ARTÍFICIE E MOTORISTA – NÍVEL FUNDAMENTAL)
Para consolidar a aprendizagem do assunto apresentado na aula de Matemática sobre  múltiplos de um inteiro, Clara estava construindo a tabela abaixo, seguindo um padrão de preenchimento, quando foi chamada pela mãe para o almoço.

fig4
Qual é a soma dos números que preencheriam as duas últimas células da tabela?
A) 10        B) 14          C) 19           D) 24           E) 38

Resolução – Questão 13 – Prova Uncisal 2015 – Artíficie e Motorista – Fundamental – Vídeo


14. (COPEVE 2015 – UNCISAL – ARTÍFICIE E MOTORISTA – NÍVEL FUNDAMENTAL)

Um artífice de uma universidade faz a limpeza de uma sala retangular de 2 m de largura e 3 m de comprimento em 30 min. Trabalhando com o mesmo empenho e nas mesmas condições, em quanto tempo, em minutos, esse artífice fará a limpeza de uma sala de 3 m de largura e 4 m de comprimento?
A) 15           B) 30            C) 40            D) 45          E) 60

Resolução – Questão 14 – Prova Uncisal 2015 – Artíficie e Motorista – Fundamental – Vídeo


15. (COPEVE 2015 – UNCISAL – ARTÍFICIE E MOTORISTA – NÍVEL FUNDAMENTAL)
O produto das raízes da equação 2x2 – 5x + 2  = 0 é igual a

A) -2,5.         B) -1.          C) 1.           D) 2.             E) 2,5.

Resolução – Questão 15 – Prova Uncisal 2015 – Artíficie e Motorista – Fundamental – Vídeo


16. (COPEVE 2015 – UNCISAL – ARTÍFICIE E MOTORISTA – NÍVEL FUNDAMENTAL)
[…]
A fatoração é um recurso que utilizamos na simplificação de sentenças matemáticas. Quando for o caso, podemos utilizá-la na simplificação de uma fração ou de uma equação, por exemplo.
[…]
Disponível em: <http://www.matematicadidatica.com.br/Fatoracao.aspx>. Acesso em: 11 out. 2014.

Dadas as fatorações,
I. a + ab = a(b + 1)        II. a2 + b2 = (a + b)2           III.a2 – b2 = (a – b)(a + b)

verifica-se que está(ão) correta(s)

A) I, apenas.           B) II, apenas.          C) I e III, apenas.        D) II e III, apenas.
E) I, II e III.

Resolução – Questão 16 – Prova Uncisal 2015 – Artíficie e Motorista – Fundamental – Vídeo


17. (COPEVE 2015 – UNCISAL – ARTÍFICIE E MOTORISTA – NÍVEL FUNDAMENTAL)

A afirmação pode ser usada para resolver a questão abaixo.
Relação entre o MMC e MDC
Uma relação importante e muito útil entre o MMC e o MDC é o fato que o MDC(a, b) multiplicado pelo MMC(a, b) é igual ao  produto de a por b, isto é: MDC(a, b) × MMC(a, b) = a × b.
Disponível: <http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/naturais/naturais2.htm>. Acesso em: 14 nov. 2014 (adaptado).

Qual é o número inteiro positivo k tal que MDC(k, 75) = 15 e MMC(k, 75) = 300?
A) 4 500          B) 4 425            C) 300           D) 75           E) 60

Resolução – Questão 17 – Prova Uncisal 2015 – Artíficie e Motorista – Fundamental – Vídeo


18. (COPEVE 2015 – UNCISAL – ARTÍFICIE E MOTORISTA – NÍVEL FUNDAMENTAL)

Assinale a alternativa que está correta em relação à linguagem matemática, no que se refere às unidades de medidas de tempo, massa, capacidade, comprimento e área.
A) A ligação telefônica durou 2 m.
B) Ele correu uma distância de 5 000 s.
C) A parede a ser pintada tinha 6 kg de área.
D) Antes do início do treinamento, ela pesava 96 m2.
E) A capacidade de uma lata de refrigerante é 350 mL.

Resolução – Questão 18 – Prova Uncisal 2015 – Artíficie e Motorista – Fundamental – Vídeo


19. (COPEVE 2015 – UNCISAL – ARTÍFICIE E MOTORISTA – NÍVEL FUNDAMENTAL)

Os divisores primos de 60 são apenas
A) 2 e 3.   B) 3 e 5.      C) 2, 3 e 5.       D) 2, 3, 4 e 5.      E) 1, 2, 3 e 5.

Resolução – Questão 19 – Prova Uncisal 2015 – Artíficie e Motorista – Fundamental – Vídeo


20. (COPEVE 2015 – UNCISAL – ARTÍFICIE E MOTORISTA – NÍVEL FUNDAMENTAL)
Qual é o valor do produto dos números naturais maiores do que ou iguais a 2 e menores que 6?

A) 14             B) 60             C) 120            D) 360          E) 720

Resolução – Questão 20 – Prova Uncisal 2015 – Artíficie e Motorista – Fundamental – Vídeo


GABARITO:  1.B    2.A    3.C    4.B   5.D    6.B     7.D      8.B        9.D        10.A       11.B 

                       12.B    13.E    14.E   15.C    16.C     17.E     18.E       19.C        20.C    

SE ALGUMA QUESTÃO ESTIVER COM ALTERNATIVA ERRADA POR FAVOR NOS INFORME!!! 

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