1. (COPEVE – MINISTÉRIO PUBLICO – 2012) Dispomos de cinco cores distintas; todas elas deverão ser usadas para pintar cada letra da palavra “copeve”, cada letra de uma só cor, e de modo que as vogais sejam as únicas letras pintadas com a mesma cor. De quantos modos pode ser feito isto?

A) 125       B) 120     C) 105     D) 145        E) 13

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2. (COPEVE – MINISTÉRIO PUBLICO – 2012) Dispomos O técnico da seleção brasileira precisa definir um time titular formado por 11 jogadores. Sabendo-se que o time deve ser definido dentro de um plantel de 15 jogadores, e que no futebol moderno todos os jogadores podem jogar em todas as posições, o número de escalações diferentes que pode ser formado com esse grupo é

A) 30.      B) 165.     C) 1326.      D) 1365.      E) 2165.

Resolução – (Questão 2) – Análise Combinatória – pdf     Resolução – (Questão 2) – Análise Combinatória – doc

3. (COPEVE – MINISTÉRIO PUBLICO – 2012) Um cidadão foi abrir o cofre, mas esqueceu a senha de acesso; no entanto, lembrava que na senha não havia o algarismo 0, que o primeiro algarismo era 4, o segundo era impar, o terceiro era menor que 4 e o quarto e último era par. Qual o maior número de tentativas que este cidadão pode fazer, no intuito de descobrir a senha?

A) 110     B) 60        C) 70           D) 100             E) 80

Resolução – (Questão 3) – Análise Combinatória – pdf     Resolução – (Questão 3) – Análise Combinatória – doc

4. (COPEVE – MINISTÉRIO PUBLICO – 2012)  Apesar de todos os caminhos levarem a cidade de Maceió eles passam por diversos lugares antes. Considerando-se que existem seis caminhos a seguir quando se deseja ir da cidade de Salvador para a cidade de Aracaju mais oito caminhos de Aracaju, e sabendo-se que Marcos saiu de carro de Salvador até Maceió, passando necessariamente por Aracaju, de quantos modos Marcos poderá fazer esse percurso?

A) 24        B) 48       C) 40        D) 38       E) 14

Resolução – (Questão 4) – Análise Combinatória – pdf     Resolução – (Questão 4) – Análise Combinatória – doc

 5. (COPEVE – CASAL –  2014) O Departamento de Recursos Humanos de uma empresa tem oito funcionários. Com esses funcionários, quantas comissões com três membros podem ser formadas?

A) 8         B) 28        C) 56          D) 488          E) 5 040

Resolução – (Questão 5) – Análise Combinatória – pdf     Resolução – (Questão 5) – Análise Combinatória – doc

6.  (COPEVE – CASAL – 2014) Quantos triângulos têm vértices nos pontos A, B, C, D, e E da figura?

A) 8      B) 5      C) 10    D) 12    E) 14

Resolução – (Questão 6) – Análise Combinatória – pdf     Resolução – (Questão 6) – Análise Combinatória – doc

7. (COPEVE – FEIRA – GRANDE 2014) Quantas linhas de telefone celular são identificadas por uma sequência de 8 dígitos, com os 4 primeiros distintos entre si e não nulos?

A) 4 x 104            B) 32 x 108           C) 3024 x 104     D) 6521 x 104     E) 6521 x 108

Resolução – (Questão 7) – Análise Combinatória – pdf     Resolução – (Questão 7) – Análise Combinatória – doc

8. (COPEVE – FEIRA – GRANDE 2014) Uma Cooperativa de Leite de Alagoas identifica cada caixa de leite do tipo integral com uma sequência de três letras seguida por três algarismos e cada caixa de leite desnatado com uma sequência de três letras seguida de quatro algarismos. As caixas de leite são identificadas pelas letras CLA e pelos algarismos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8. Sabe-se, também, que as caixas são identificadas sem a repetição de letras e algarismos e a identificação nunca é repetida. Quantas caixas de leite a Cooperativa pode identificar com esse sistema?

Resolução – (Questão 8) – Análise Combinatória – pdff     Resolução – (Questão 8) – Análise Combinatória – doc

A) 2 016         B) 4 032           C) 8 064          D) 10 080        E) 12 096

9. (COPEVE – FEIRA GRANDE – 2014) O código de barras de identificação dos equipamentos de uma empresa é formado por uma Sequência de 3 barras de 2,5 mm e 4 barras de 1,0 mm. Se cada sequência identifica um único equipamento, quantos equipamentos diferentes podem ser identificados?

A)11.           B)12.           C)30.       D) 32.         E)35.

Resolução – (Questão 9) – Análise – Video

10. (COPEVE – UFAL – 2014) Para a realização de uma avaliação, um professor disponibilizou 10 questões, devendo cada aluno escolher 4 delas. Considerando a possibilidade de escolhas de questões diferentes, de quantos modos um aluno pode fazer esta avaliação?

A) 240         B) 210              C) 120           D) 40            E) 24

Resolução – (Questão 10) – Análise – Vídeo

11. (COPEVE – UFAL – 2010 – Prefeitura de Rio Largo) – Um aluno escreveu como tarefa de casa todos os números inteiros de 1 até 200. Podemos afirmar que nesta tarefa de casa o referido aluno escreveu o algarismo 9 quantas vezes?

A) 28 vezes.        B) 18 vezes.      C) 40 vezes.       D) 30 vezes.       E ) 38 vezes.

Resolução – (Questão 11) – Análise Combinatória – PDF     Resolução – (Questão 11) – Análise Combinatória – doc

12. (COPEVE –  UFAL – 2012) – Uma equipe, formada por cinco estudantes, deve ser escolhida em uma turma com vinte estudantes, para participar de uma olimpíada. De quantas maneiras a equipe pode ser escolhida, se o estudante que ganhou a olimpíada no ano anterior, e que faz parte do grupo dos vinte estudantes, deve fazer parte da equipe?

A) 3.872       B) 3.874          C) 3.876          D) 3.878                     E) 3.880

Resolução – (Questão 12) – Análise- Combinatória – Vídeo

13. (COPEVE – FEIRA GRANDE – 2014) Quantos anagramas da palavra escolas começam com a letra c?

A) 5 040.            B) 720              C) 360.             D) 240.            E) 120.

Resolução – (Questão 13) – Análise- Combinatória – Vídeo

14(COPEVE – TRINCHEIRAS – 2014) Numa sala há 8 lâmpadas diferentes. Cada uma delas pode estar acesa ou apagada. De quantos modos diferentes esta sala pode ser iluminada?

A) 40 320            B) 255          C) 256           D) 5 040          E) 1 024

 Resolução – (Questão 14) – Análise- Combinatória – Vídeo

15. (CESGRANRIO – 2013 – BNDS – TÉCNICO ADMINISTRÁTIVO) Uma empresa de propaganda pretende criar panfletos coloridos para divulgar certo produto. O papel pode ser laranja, azul, preto, amarelo, vermelho ou roxo, enquanto o texto é escrito no panfleto em preto, vermelho ou branco.

De quantos modos distintos é possível escolher uma cor para o fundo e uma cor para o texto se, por uma questão de contraste, as cores do fundo e do texto não podem ser iguais?

A) 13       B) 14      C) 16    D) 17      E) 18

 Resolução – (Questão 15) – Análise- Combinatória – Vídeo

 GABARITO: 

1.B      2. D      3. B     4.B       5.C       6.C       7. C      8.E       9.E      10.B      11.C       12.C        13.C       14.B    15.C

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